quarta-feira, 14 de setembro de 2011

1.1. QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Quem sou eu como professor e aprendiz

            O ensino e a aprendizagem são tão antigos quanto a própria humanidade. Em nossos dias nenhum profissional da educação pode deixar de refletir sobre o significado desse processo.
            A principal meta do ensino hoje é ajudar os alunos que passam pela escola a entender criticamente a sociedade e a cultura. Acredito que o ensino é um poderoso instrumento para resgatar a autoestima, fortalecer a identidade, ao mesmo tempo em que propicia a inclusão social e a educação para a cidadania e democracia.
            Como professor, procuro direcionar minhas ações para a aprendizagem dos alunos, com a finalidade de desenvolver suas capacidades globais e habilidades específicas como forma de atuar como cidadão na sociedade atual, e não, em uma utopia.
            Enquanto professor e aprendiz cabe a mim, pois, considerar-me um sujeito constituído historicamente, que influi e é influenciado pelas mudanças ocorridas no âmbito da instituição na qual atuo e, respectivamente, de forma ampla, na sociedade. Um profissional que ao mesmo tempo em que é intermediário do conhecimento é sujeito da aprendizagem.
            Neste sentido, não me parece piegas dizer que enquanto ensino, também aprendo, pois, ao considerar a aprendizagem como processo eu reconheço que cada aluno tem suas peculiaridades envolvendo o seu ato de aprender e; quando compreendo a forma pela qual o aluno aprende, estou aprendendo com ele. Essa aprendizagem só se fará possível se pautada no diálogo entre o aluno e eu.
            Sendo assim, como aprendiz sou um ser em constante busca de conhecimentos que não se esgotam no tempo e no espaço, mas que me permitam, a cada dia ser um melhor educador, considerando que nunca saberei tudo, mas, sempre poderei aproveitar e trabalhar da melhor forma com o que sei.
           

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